26 abril 2020

Treinamento em casa, é seguro?

Por Prof. Tadeu P. Pinheiro
Sabemos a importância das atividades e exercícios físicos para o aumento da qualidade de vida, sendo assim, vem aumentando o número de praticantes nos últimos anos em todas as regiões do Brasil. Devido a pandemia, as academias e locais geralmente utilizados para manutenção da saúde, estão fechadas por decretos Estaduais ou municipais. Resultado disso, é a crescente busca na internet por ’treino em casa”. Se executado sem orientação de um professor de educação física, a saúde da própria pessoa colocada em risco.
Segundo, Google Trends, houve um aumento exponencial na busca de treinos para realizarem em casa, como o gráfico supramencionado demostra o pico entre 22-28 de março de 2020, logo que os espaços esportivos, recreativos e de treinamento, foram fechados em decorrências as normas de combates ao covid-19. Com o objetivo de melhorar o condicionamento físico, muitos querem praticar na sua sala, quarto, garagem, por meios de vídeos aulas e aplicativos por exemplo. Mas, sem auxílio de um profissional e de maneira errada pode trazer riscos de lesões, que vão desde um simples estiramento muscular a outras mais graves que podem ser para o resto da vida. O vício postural é algo muito comum entre as pessoas que praticam atividade física sem um treinador habilitado. Isso ocorre quando a pessoa faz o exercício errado e, sempre que vai executar o treino, repete o erro. As consequências vão desde danos para as articulações às constantes tensões no corpo, reduzindo a qualidade de vida do praticante.
Segundo Wilmore e Costil (2001), nem todos os seres foram criados com a mesma capacidade de adaptação ao treinamento físico, sendo que a genética tem um papel importante em relação à capacidade de um determinado organismo, à adaptação a um programa de exercícios físicos. Por isso que cada indivíduo deve ter um treinamento de acordo com as suas capacidades fisiológicas.
A importância do profissional de Educação Física é extrema nesta área, pois ele é o único profissional habilitado e que tem conhecimento para ministrar a prática da atividade física com segurança e coerência na busca dos objetivos procurados pelo praticante.
Portanto, podemos treinar em casa ou em qualquer outro lugar, desde que nós tenhamos orientações técnicas e habilitadas por um professor de Educação Física, assim, evitaremos malefícios ao nosso corpo, e atingimos nossos objetivos com segurança, mesmo à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Treinamento em casa, é seguro?

Por Prof. Tadeu P. Pinheiro Sabemos a importância das atividades e exercícios físicos para o aumento da qualidade de vida, sendo assim, ve...